meditação

Primeiro precisamos entender que a meditação é uma ferramenta para familiarizar-se com o objeto em contemplação.

Sempre que meditamos estamos estimulando nosso foco através do silêncio e da respiração. Quando nossa mente estiver pronta para prestar atenção começamos então a contemplar o que percebemos.

Quando adquirimos essa capacidade, podemos contemplar o mundo externo, ou seja, o que nossos olhos podem ver e também o nosso mundo interno, que está relacionado a ver nossa alma através da mente.

Nossa mente, principalmente para nós ocidentais, foi ensinada a olhar para fora, foi condicionada a entender que a felicidade está relacionada apenas com o dinheiro e nada mais.

Para acreditar nesta mentira, tivemos que sujar nossa visão sobre a verdade e com isso acabamos ocultando também nossa natureza.

Ficamos com medo de expressar quem somos realmente.

Se você quer resgatar a capacidade total de sua mente, aprender a contemplar, melhorar seu desempenho produtivo, descobrir mais sobre sua própria natureza, buscar a sua verdade, então a meditação é uma ótima ferramenta para você.

Existem diversas técnicas de meditação, quase todas estão ligadas a respiração, pois a respiração profunda oxigena melhor nosso cérebro fazendo que ele desempenhe a totalidade de suas capacidades.

A técnica mais conhecida é a recitar o mantra OM.

Porém, saiba que essa técnica passa longe de ser para iniciantes, é uma técnica de meditação bastante avançada e nada fácil para quem está começando agora.

Para meditar não é preciso ficar na posição de lótus, como vemos nas imagens, podemos meditar correndo, limpando a casa, no trabalho, no trânsito, em qualquer lugar.

Claro que se você tem um espaço de meditação em sua casa e sabe fazer a posição de lótus maravilha, então você já alcançou um passo super importante. Porém, nesse post vou falar de formas simples de meditação para quem nunca meditou.

Existe um exercício que aprendi com meu mentor que me ajudou muito a ampliar as capacidades de observação da mente.

Faça uma experimentação agora mesmo:

  1. Faça 3 respirações profundas;
  2. Logo preste atenção no ar que entra pelas suas narinas;
  3. Veja quão longe você pode acompanhá-lo após passar pelas narinas;
  4. Logo observe ele sair…

Repita essa observação, fazendo respirações profundas.

Faça isso onde estiver… Essa técnica vai despertar em você um novo nível de percepção sobre as suas ações corporais, vai manter sua mente no presente.

Aparentemente é uma técnica simples, porém muito efetiva e poderosa no despertar da consciência, neste video Osho fala também deste método de meditação.

Sempre que esquecer de observar a respiração, significa que sua mente foi para o passado ou para o futuro e você perdeu o estado de presença. Se isso acontecer volte a recomeçar, quantas vezes for necessário até que isso se torne um hábito comum.

É preciso treinar a mente para que ela se acostume a essa prática.

Se chegar alcançar 50% do seu dia neste estado de meditação, alcançará um nível de tranquilidade e paz, também ajuda a diminuir o estresse.

Você irá perceber também que sua memória irá melhorar, assim como a capacidade de focar sua mente nas coisas que deseja.

Veja também esse artigo sobre Meditação Analítica.

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